Ziraldo confirma presença no 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Enviado: terça-feira, 27 de julho de 2010 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |

Na última sexta-feira, membros da Comissão Organizadora do 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, liderados por Luiz Antonio Lopes Fagundes, estiveram em São Paulo, na residência do cartunista desenhista, jornalista e escritor, Zélio Alves Pinto, para um encontro com seu irmão, também cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista e jornalista brasileiro, Ziraldo Alves Pinto, mineiro de Caratinga, criador de famosos personagens como Menino Maluquinho e considerado um dos mais destacados artistas gráficos do Brasil e do exterior.

Na oportunidade, Ziraldo, com todo seu bom humor e simplicidade, e usando um de seus coletes em tom azul, confirmou presença e participação no 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em meio a lembranças dos primeiros Salões de Piracicaba e a muita descontração. Ele é autor dos cartazes oficiais dos salões de 1982 e 2008 e de um painel gigante, localizado no Engenho Central.

O painel denominado "Mural do Canecão", foi pintado nas paredes do hall de entrada do famoso espaço cultural carioca "Canecão" no ano de 1967. Em 2001, no 28º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o painel foi reproduzido em lona vinílica medindo 4 x 31 metros e afixado num dos Armazéns do Engenho Central, com trabalhos de pesquisa e curadoria do cartunista paulistano Paulo Caruso, então presidente da 28ª edição do Salão. No dia da inauguração, Ziraldo não sabendo da homenagem, ao se deparar com o gigantesco painel chegou a passar mal de emoção. Ziraldo esteve em Piracicaba, pela última vez, em 2001.

Ziraldo fez questão de dizer que estará na cerimônia de abertura e também levará a Piracicaba a exposição individual intitulada “Ziraldo: Onomatopéia”, com 10 telas inéditas de 1x1m. A abertura do 37º Salão Internacional de Humor está agendada para o dia 28 de agosto, às 20 horas, no Armazém 14 do Engenho Central. Luiz Fagundes, presidente do 37º Salão disse que a presença e a participação, tanto de Zélio quanto de seu irmão Ziraldo, na abertura e em outros momentos do Salão são um presente para a cidade e para o próprio Salão.

Ziraldo

De acordo com seu site oficial, a fama de Ziraldo começou nos anos 60, com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira “A Turma do Pererê”, feita por um único autor: Durante a Ditadura Militar (1964-1984) fundou com outros humoristas O Pasquim - um jornal não-conformista que fez escola, e até hoje deixa saudades. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, entre outros. Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. Na década de 70, com seu trabalho já consagrado, continuou abrindo caminhos no Brasil e no mundo. Desde 1972, seus trabalhos são sempre selecionados pela revista Graphis Anual e Graphis Porter. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. O livro já foi adaptado com grande sucesso para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco, e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museus. Ziraldo ilustrou o primeiro livro infantil brasileiro com versão integral on-line, em uma iniciativa pioneira.

3 comentários:

  1. CAMILO RIANI disse...
  2. Mestres Zélio e Ziraldo:
    colorido especial (literalmente falando) ao Salão de Pira.

    Camilo Riani

  3. lucas disse...
  4. o mestre vai tar no salao quanta honrra vai ser

  5. lucas disse...
  6. mestre ziraldo e zélio vai tar no salao de piracicaba quanta honrra hein