CEDHU abre terceira exposição “Batom, Lápis e TPM”

Enviado: quinta-feira, 7 de março de 2013 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |
Mostra acontece em homenagem ao Dia Internacional da Mulher






Com o objetivo de estimular e oferecer espaço a artistas (amadoras ou profissionais) brasileiras e estrangeiras para mostrar suas produções gráficas como forma de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), abre no próximo dia 16h, às 15h30, a terceira edição de exposição “Batom, Lápis e TPM”, que acontecerá no Armazém 14A do Engenho Central. A entrada é gratuita.

A exposição contará com cerca de 100 trabalhos, produzidos por 59 artistas oriundas de 12 países: Brasil, China, Colômbia, Espanha, Irã, Itália, Japão, Peru, Polônia, Turquia, Ucrânia, Uruguai. Entre as obras há cartuns, caricaturas, ilustrações, charges, esculturas e tiras.

“O resultado final é uma multiplicidade de técnicas e conteúdos e proporcionam ao expectador um interessante mosaico para fruição da beleza e para a reflexão. Caricaturas, cartuns, ilustrações, tiras e quadrinhos, trabalhos tridimensionais se apresentam hora engraçados, outras vezes sérios, uns mais poéticos, ainda outros discutem importantes questões como as difíceis relações entre os sexos e os papéis da mulher na sociedade”, afirma o diretor do CEDHU Eduardo Grosso

Para Grosso, a exposição também é uma boa oportunidade de novas artistas gráficas mostrarem o seu trabalho. “Principalmente as cartunistas menos conhecidas têm se aproveitado deste espaço que traz o prestígio do Salão Internacional de Humor de Piracicaba para apresentarem suas produções artísticas”.

A primeira edição da exposição “Batom, Lápis e TPM”, foi realizada em 2011 no hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Já a segunda edição aconteceu em 2012 no Engenho Central.

“Obtivemos um grande sucesso já na primeira edição, quando foram expostos no Teatro Municipal Dr. Losso Netto mais de 50 trabalhos compostos por 25 artistas de diversos países, totalizando um público de mais de 4 mil pessoas que acompanharam a mostra. Em 2012, foram 100 trabalhos produzidos por 52 artistas, com um público de quase 10 mil pessoas. A expectativa para 2013 é de continuar superando esses números, que já são extremamente positivos”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.


HUMOR DE PERNAMBUCO

Além dos cerca de 100 trabalhos enviados por 59 mulheres, a mostra contará ainda com um painel com 30 cartuns, expostos no 1º Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHG Pernambuco), realizado no ano passado em Recife, cujo tema foi MULHER. “A parceria com a organização do evento pernambucano resultou na seleção destes 30 trabalhos, neste caso com a participação de autores masculinos, que certamente acrescenta qualidade e diversidade ao projeto”, completa Grosso.

ABERTURA MUSICAL E ATIVIDADES PARALELAS


A tarde de abertura contará com apresentação musical da cantora piracicabana Elaine Teotônio. Além disso, por meio de parcerias com a Natura e Amhpla, o CEDHU realizará ainda oficina de maquiagem e palestra com temática voltada à mulher.


SERVIÇO

3ª edição da exposição “Batom, Lápis e TPM”.
Abertura no próximo sábado, 16 de março, às 15h30 no Armazém 14A do Engenho Central. Visitações até 07 de abril, de terça a sexta-feira das 10h às 12h e das 14h 17h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.
Entrada gratuita.
Para mais informações, o telefone é (19) 3403-2620.

1 comentários:

  1. Unknown disse...
  2. Mal posso esperar