Esalq abre a mostra Gibi do Glauco nesta sexta-feira

Enviado: quinta-feira, 2 de agosto de 2012 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |
Paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba presta homenagem a cartunista da Folha de S. Paulo

O caderno especial “Gibi do Glauco”, editado pelo jornal Folha de S.Paulo em 2010, se transforma em exposição paralela do 39° Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A mostra, abrigada no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, revela um mosaico da produção do cartunista Glauco Villas Boas, tragicamente assassinado aos 53 anos no auge de sua produção artística. A entrada é gratuita.

A coletânea traz desde o primeiro cartum de Glauco, publicado em 1977, a trabalhos recentes. Há também charges separadas de acordo com os mandatos presidenciais, de Sarney a Lula. A metade final da mostra é dedicada às tiras e aos vários personagens criados por Glauco.

Geraldão, seu neurótico mais famoso, aparece seguido por Geraldinho, Casal Neuras, Dona Marta, Nojinsk, Ozetês, Doy Jorge, Zé do Apocalipse, Edmar Bregman, Módulo Lunático, Vicente Tarente, Zé Malária, Faquinha, Cacique Jaraguá e outros.

“Se com esses personagens Glauco mergulhava fundo no comportamento da nossa sociedade, também como chargista invariavelmente despertava risos e reflexões quando mirava os políticos”, comenta Eduardo Grosso, presidente do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba).

Piracicaba teve papel fundamental na carreira do artista. Em 1977, sob a triagem do júri Fortuna, Chico Caruso, Audálio Dantas, Henfil, Borjalo, Jaguar e Carlito Maia, ele foi premiado na quarta edição do Salão, o que o projetou no cenário artístico brasileiro e internacional e o lançou às páginas da Folha de S. Paulo. Ele também foi premiado em 1978 e um ano depois assinou o cartaz da 6ª edição, além de integrar diversas comissões de seleção e premiação do Salão.

A mostra é realizada pela Secretaria da Ação Cultural e pelo CEDHU Piracicaba, por meio da Prefeitura de Piracicaba, em parceria com o Serviço de Extensão Universitária (SVCEx) da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

O diretor do CEDHU Piracicaba, Eduardo Grosso, lembra que desde o primeiro ano de realização o Salão de Humor serviu como vitrine para grandes talentos nacionais. “A partir da participação no Salão, muitos cartunistas se projetaram nacionalmente, como Angeli e Laerte, ambos na Folha de S. Paulo, além de Alcy, Chico Caruso, Luciano Veroneze, entre outros”, diz Eduardo.

“Para a Esalq é uma enorme satisfação apresentar trabalhos tão representativos para o mundo das artes, da cultura e do humor. Sentimo-nos honrados com essa parceria junto ao CEDHU Piracicaba”, afirma Edno Dario, especialista em projetos de exposições do Museu Luiz de Queiroz.

SERVIÇO – Exposição Gibi do Glauco, de 3 a 22 de agosto, no Museu Luiz de Queiroz (avenida Pádua Dias, 11). Entrada gratuita. Visitas: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Informações: (19) 3429-4305, museulq@esalq.usp.br ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

0 comentários: