Salão de Humor de Piracicaba na Intercom Sudeste

Enviado: quinta-feira, 12 de julho de 2012 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |


Trabalhos do salão piracicabano foram expostos no evento ocorrido em Ouro Preto. FOTO: RAFAEL BITENCOURT
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que em 2012 chega a sua 39ª edição, foi parte integrante da programação da Intercom Sudeste 2012, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de junho na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. No total, 38 trabalhos que compuseram a mostra paralela “Alimentação”, na edição de 2011 do Salão estiveram presentes em um dos mais importantes eventos de comunicação de todo o Brasil, que contou com a participação de cerca de 3 mil pessoas.
“A participação dos trabalhos na Intercom faz parte do nosso objetivo de levar o Salão de Humor de Piracicaba para diferentes locais, atraindo assim cada vez mais público e admiradores. E o público da Intercom é bastante interessante, por ser formado por estudantes e professores de comunicação, formadores de opinião, em geral”, explica a secretária municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese.
Para o diretor de projetos da Intercom e presidente da 38ª edição do Salão, Adolpho Queiroz, que ministrou palestras no evento em Minas Gerais, a oportunidade foi bastante válida. “Ao longo de toda a Intercom Sudeste pudemos perceber que muitas pessoas passavam para observar os trabalhos do Salão de Humor de Piracicaba e davam muitas risadas. Foi muito positivo e significativo”.
ALIMENTAÇÃO

Trabalhos do salão piracicabano foram expostos no evento ocorrido em Ouro Preto. FOTO: RAFAEL BITENCOURT
Para o diretor do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), Eduardo Grosso, os trabalhos da mostra “Alimentação”, que ficaram expostos na Intercom Sudeste ratificaram o emblemático poder do humor gráfico em discutir questões importantes, entretanto, com muito bom humor. “O tema apresentou um prisma de muitas abordagens, evidenciando, em geral, a percepção de que as diferenças sociais e econômicas entre as pessoas continua grande”.
INTERCOM
Adolpho Queiroz (2º da esq. para dir.) e Comissão Organizadora. FOTO: RAFAEL BITENCOURT
A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, como também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.
Fundada no dia 12 de dezembro de 1977 em São Paulo, a Intercom preocupa-se com o compartilhamento de pesquisas e informações de forma interdisciplinar. Além de encontros periódicos e simpósios, a instituição promove um Congresso Nacional – evento de maior prestígio na área de pesquisa em Comunicação, que recebe média de 3.500 pessoas anualmente, entre pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior. O evento, sediado em cidade escolhida pelos sócios no ano anterior, é precedido de cinco Congressos Regionais.
A instituição ainda é responsável pelo lançamento de livros e revistas especializados em Comunicação, além da busca por parcerias com entidades de mesmo objetivo, institutos e órgãos de incentivo à pesquisa brasileiros e estrangeiros. Esse intercâmbio é um incentivo à formação científica, tecnológica, cultural e artística, além de uma forma de capacitar professores, estudantes e profissionais da Comunicação.

0 comentários: