Solenidade conteceu no último sábado no Aramazém 14 do Engenho Central
A SEMAC (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio do CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), premiou no último sábado os jovens vencedores do 9º Salãozinho de Humor. Foram 3 premiados, em cada uma das duas categorias, de 7 a 10 anos e de 11 a 14 anos, além de menções honrosas. O júri de seleção e premiação foi composto por Marilu Trevisan, Amaury Ribeiro e Danilo de Angeli.
Na categoria 7 a 10 anos, os premiados foram: Letícia Moda, de 10 anos e que estuda no Sesi 164 (1º lugar), João Vitor da Silva Tavares, 9, EE Prof. Augusto Saes (2º lugar) e Anna Clara de Souza, 10, EE Prof. Alcides Guidetti Zagatto (3º lugar). Conquistaram ainda menções honrosas João Pedro Silva Roccia, 7, EE Prof. Augusto Saes; Ana Clara Moreira, 9, Colégio Cidade de Piracicaba – Anglo e Ana Clara Pavam, 9, EE Prof. José Romão. Já na categoria 11 a 14 anos, serão premiados Gabriel Salere Brandine, 11, Sesi 164 (1º lugar), Davi Veronese, Instituto Guaratuja/Atibaia,13, (2º lugar) e Luan Cristiano Aversa, 14, EE Profª Olívia Bianco (3º lugar). As menções honrosas foram destinadas à Camily do Carmo, 12, Colégio São Vicente de Paulo – Anglo/São Pedro, Aline da Silva Castro, 13, EE Prof. José Romão e Estefane Goulart Alves, 13, EE Profª Maria de Lourdes S. Cosentino.
Participaram da solenidade a Secretária Municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese, o presidente do 38º Salão Internacional de Humor Adolpho Queiroz, o diretor do Cedhu Eduardo Grosso, a diretora das oficinas pedagógicas da Diretoria de Ensino Elaine Brancalion e Elaine Galani da Secretaria Municipal de Educação.
Na opinião do jurado Danilo de Angeli, o 9º Salãozinho de Humor ficou marcado por duas vertentes distintas. “De um lado identificamos o humor inocente, baseado em situações cotidianos vividas por esses jovens artistas. Mas por outro lado, fica evidente a influência da mídia, por meio da reprodução de personagens como Neymar, Barack Obama e Amy Winehouse”, opina.
Para a Secretária Municipal da Ação Cultural Rosângela Camolese, o 9º Salãozinho de Humor enta para a história, pelo grande número de trabalhos recebidos e pela qualidade atestada pelos organizadores. “Recebemos para a edição desse ano 1.800 trabalhos, o que é um número bastante alto. Esperamos que esses jovens talentosos continuem produzindo trabalhos, para que no futuro, possamos ver suas obras na mostra principal do Salão de Humor, como já aconteceu com outros jovens artistas”.
SELEÇÃO – No total, foram selecionados 133 trabalhos na categoria 7 a 10 anos. Entre os jovens artistas selecionados dessa categoria estão 32 piracicabanos. Já na categoria 11 a 14 anos, o júri escolheu para compor a mostra 119 trabalhos, com 19 piracicabanos selecionados. Além de Piracicaba, foram selecionados para o salãozinho trabalhos de jovens artistas de São Pedro, Rio Claro, Americana, Atibaia, e Garopaba (SC).
O diretor do CEDHU, Eduardo Grosso, ressalta o trabalho feito em escolas que serviram como incentivo para que as crianças mandassem seus trabalhos ao salãozinho. “O mais importante é essa movimentação que nós criamos, que incluiu ainda oficinas com os professores, que agiu no sentido de mostrar a esses alunos que existe essa linguagem de desenho gráfico, uma possibilidade que pode ser bem explorada”, afirma.
Segundo Grosso, há trabalhos que se destacam e já apontam para um amadurecimento artístico, o que aponta que alguns participantes têm futuro nas artes gráficas e poderão no futuro, pleitear a participação em grandes salões, como é o caso do jovem Igor Bragai, de 14 anos, que expôs muitos anos no salãozinho e em 2011 já teve um trabalho selecionado para o 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. “É importante incentivarmos o surgimento de novas gerações nas artes gráficas, pois são essas gerações que irão expor trabalhos nos grandes salões no futuro”.
1 comentários:
Parabéns a todos os participantes, fiquei muito feliz pois pude ver a felicidade no rosto do meu filho João Vitor da Silva Tavares, todos foram merecedores, é uma maneira de estimular e incentivar as nossas crianças. Abraços a todos.
Débora C. Tavares
Postar um comentário