Cláudia Kfouri, participa da exposição "Batom, Lápis e TPM" com uma escultura de Nair de Teffé

Enviado: quarta-feira, 2 de março de 2011 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |
Cláudia Kfouri, uma das premiadas no 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2010 com a escultura de Frida Khalo e Diego Rivera, também participa da exposição " Batom, Lápis e TPM".

Para a exposição, preparou uma escultura de Nair de Teffé, a Rian do Brasil


Nair de Teffé (1886 – 1981) foi uma grande artista das artes plásticas, da música e das artes cênicas. Mas teve maior destaque na área do humor gráfico, com suas caricaturas da sociedade carioca e charges que retratavam a política e os costumes da época. É considerada a primeira caricaturista do Brasil e uma das primeiras artistas gráficas do mundo. Ganhou popularidade como Rian, nome que usava para assinar suas caricaturas e queria dizer Nair ao contrário, evocando ainda um trocadilho da palavra “rien”, que quer dizer “ninguém” em francês.



Nair de Teffé retratava com ironia as grandes figuras da política brasileira e, com seu traço ágil e estilizado, ridicularizava a elite e os costumes machistas e moralistas da época. Foi casada com o presidente Marechal Hermes da Fonseca e seu comportamento moderno e ousado para a época tornou-a figura polêmica. Como primeira-dama da Nação, vivia “alfinetando” os políticos de modo bastante particular: na ocasião de uma reunião do Ministério, desenhou na roda de seu vestido de gala as caricaturas de todos os Ministros da República. Publicou nas revistas Fon-Fon e Careta, na Gazeta de Notícias, nas revistas francesas Fantasie, Femina, Excelsior e Le Rire. Em 1912 realizou grande exposição individual no salão do Jornal do Comércio, reunindo mais de duzentas caricaturas.

Em 1982, foi inaugurado o Centro Artístico Rian, por iniciativa de Jal e Gualberto. O objetivo do Centro era "dar apoio legal, jurídico e operacional na luta pela valorização do artista gráfico". Por falta de recursos e incentivo, o centro foi fechado um ano depois.

Rian abriu caminho para artistas brasileiros de diversas áreas, valorizando a música popular e o humor gráfico, além de realizar importantes conquistas para a valorização e independência da mulher no Brasil.

Para conhecer mais trabalhos de Cláudia Kfouri, acesse o blog da artista: www.claudiakfouriblog.blogspot.com

A exposição "Batom, Lápis e TPM" será realizada de 11 de março a 10 de abril, no Teatro Municipal "Dr. Losso Netto", em Piracicaba/SP
Informações: 19-3403-2620
contato@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

8 comentários:

  1. Cláudia Kfouri disse...
  2. Este comentário foi removido pelo autor.
  3. Cláudia Kfouri disse...
  4. Eduardo e Jr,
    fico muito feliz pelo privilégio de conhecer figuras tão especiais como vocês, que tiveram uma iniciativa importantíssima de apoiar e divulgar o trabalho de mulheres cartunistas em um espaço antes restrito. Vejo que os traços estão se misturando,há lugar para todos!
    Valeu por tudo, a Rian também agradece!

  5. manohead disse...
  6. Parabens a Cláudia pelo belissimo trabalho para a exposição e ao CEDHU por organizar essa exposição para todas essas merecedoras!!!!! E parabens as mulheres pelo mês delas :)

  7. isabella disse...
  8. Cláudia, eu sonho com o Salão de Humor de Piracicaba há cerca de 30 anos. Acho que é isso. Quem sabe no próximo. Muito legal seu trabalho.

  9. Cláudia Kfouri disse...
  10. Valeu, Fabrício! Espero ver sues trabalhos lindos no salão de Humor de Pira!
    Bjos!

  11. Cláudia Kfouri disse...
  12. Querida Isabela, obrigada!
    E não fique sonhando, partipe também!
    Beijão!

  13. Silvia Pires disse...
  14. Parabéns pelo trabalho Cláudia !!! Adorei conhecer a história dessa artista pioneira. Vc faz um trabalho lindo há muito tempo e é uma artista versátil e de humor inteligente. Ai que orgulho...rs Sucesso sempre! Beijos

  15. Josú Barroso disse...
  16. É um orgulho pra gente ter uma artista assim aqui em Ribeirão Preto.
    Parabéns Cláudia!