37º Salão de Humor de Piracicaba supera expectativas

Enviado: quinta-feira, 12 de agosto de 2010 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |


O Júri de Seleção do 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba reuniu-se no último final de semana para definir quais trabalhos participam da exposição principal do evento que começa no próximo dia 28, no Engenho Central e prossegue até o dia 17 de outubro.

O processo de seleção dos 1752 trabalhos enviados por 613 autores nas categorias Cartum, Charge, Caricatura, Tira e Vanguarda iniciou-se às 10 horas do sábado, dia 07 e terminou por volta das 12 horas do domingo, dia 08, no Bristol Center Flat.

Ao todo, foram selecionados 275 trabalhos de 173 artistas. O Júri de Seleção esteve composto por Walmir Américo Orlandelli (Cartunista), Raimundo Rucke Santos Souza (Cartunista), Octávio Novaes de Oliveira (Cartunista), Fausto Longo (Arquiteto), Adolpho Queiroz (Jornalista), Erik Tedesco (Jornalista – A Tribuna Piracicabana) e Luiza Villaméa (Jornalista – Revista Istó É).

Este ano o 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba recebeu trabalhos de 51 países e 17 estados brasileiros. Em 2009 o Salão recebeu 1.261 trabalhos de 498 autores, 34 países e 20 estados brasileiros.

Eduardo Ferreira Grosso, cartunista, artista plástico e diretor do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU) acompanhou todo o processo de seleção e considerou muito sério o trabalho dos integrantes do júri, disse que é preciso pensar desde já no Salão de 2011 e preocupou-se várias vezes em elogiar a qualidade dos trabalhos recebidos e a atuação competente de cada jurado.

Os últimos momentos dos trabalhos do Júri de Seleção foram de elogios à organização do evento deste ano. O arquiteto Fausto Longo disse que nunca, na história do Salão, viu uma equipe de seleção tão profissional. “Da minha parte, como coordenador voluntário, que há 36 anos vive o Salão, considero este o melhor juri do qual fiz parte”. O jornalista Adolpho Queiroz, outro pioneiro do Salão agradeceu a oportunidade e acrescentou que se não fosse o apoio da Prefeitura nesses 37 anos de Salão, ele não existiria mais. Disse que o Salão não pode ter dono e que as comissões não podem permanecer as mesmas por muitos anos. Elogiou o volume de trabalhos dos outros países, dos Estados brasileiros e a qualidade dos mesmos. “Temos que dar oportunidade aos novos talentos do humor gráfico, aos novos atores no grupo.”

O cartunista Raimundo Rucke agradeceu ao convite para participar do corpo de jurados de seleção. Disse que participou várias vezes mas não tinha noção da organização que está nos bastidores. Além de elogiar a seriedade de toda a equipe organizadora e do júri de seleção, ressaltou que há muito tempo os cartunistas pediam essas mudanças no Salão. Novaes, outro cartunista membro do júri de Seleção também não deixou de agradecer a oportunidade, elogiou a organização e disse que este Salão irá revelar muitos talentos do humor gráfico. A Secretária Municipal da Ação Cultural, Rosângela Rizzolo Camolese, em sua fala, mostrou-se muito feliz com os primeiros resultados do Salão. Cumprimentou e agradeceu a todos os membros do Júri de Seleção e disse que o CEDHU é dos cartunistas e está à disposição de todos para ações que agreguem valor às páginas da história do humor gráfico no Brasil e no mundo. Deixou claro a todos que o Salão de Humor não pertence a esta ou aquela pessoa. O cartunista Walmir Américo Orlandelli, que participa do Salão há 11 anos observou que as mudanças neste 37º são salutares e que o Salão tem que se modernizar. A jornalista Luiza Villaméa considerou que o trabalho do júri foi muito rápido e eficiente. “Ninguém ficou estressado, e a experiência foi das melhores”. Acrescentou que a partir de agora irá olhar os cartuns com outro olhar.

No geral, de acordo com o resultado do trabalho do Júri de seleção, o 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba será um dos melhores.

17 comentários:

  1. Mattias disse...
  2. Muito bacana!
    Estas informações comprovam que não há paradigma inquebrável.
    Que mais surpresas aconteçam, para que muitas pessoas atentem que o Salão Internacional de Piracicaba tem vida própria e não é tão simbiótico quanto muitos gostariam que fossem.

    Ao infinito e avante! Risos

  3. Elvis N. disse...
  4. Um cara questionou em outro post pq o caricaturista Batistão não estava entre os selecionados. É simples: tem caras tão bom ou melhor q ele mas ñ tem mídia. O Brasil é grande. Essa bajulação boba em torno de um mesmo grupo é tolice e o novo salão de Piracicaba esta aí pra mudar isso e tirar esse magnífico evento da decadência no qual estava caminhando.

  5. junior kadeshi disse...
  6. Muitos dos que questionam nem sabem se as pessoas que "não foram selecionadas" mandaram ou não algum trabalho, não é mesmo?

  7. Mônico Reis disse...
  8. Muitos trabalhos não foram selecionados, mas nem por isso deixam de ter qualidade suficiente para seleção. Mas é por isso que se chama seleção, é preciso escolher poucos de muitos.
    É importante que se leve em consideração o trabalho do artista e não ele próprio.

  9. Anônimo disse...
  10. Cara... a verdade é que muitos "nomes" quando não eram premiados recebiam menção honrosa por parte do juri ...tipo"ele não pode ficar de fora!" afinal é o... o NOME conta muito mais que o trabalho em si. Já vi gente levar muito prêmio só por causa do NOME... "parece" que alguém resolveu salvar o Salão de Piracicaba!

    paulo

  11. Anônimo disse...
  12. Batistão não é caricaturista... é um bom desenhista,pintor, etc. caricaturista de verdade é o LOREDANO, SEBASTIAN KRUGER,JAN OP DE BEECK, OSVALDO (FOLHA,PLACAR)...com poucos traços conseguem captar a personalidade, a alma da pessoa. Hoje há muitos "curiosos" dizendo-se caricaturistas... eu do rizada!

  13. Jonas Santos disse...
  14. o Baptistão náo é caricaturista? vc ta louco rapah? vc é quem? pra ser anonimo deve ser muito bom em!! no mínimo deveria ter um blog, pq n postou o comentario logado? nossa nem da pra perder tempo com isso.. abç

  15. Mattias disse...
  16. Particularmente, considero o Eduardo Baptistão caricaturista e dosn bons. Te, personalidades que é complicadíssimo resolver a distorção e ele faz com uma simplicidade que poucos conseguem.

    Companheiro(a) que gerencia o blog, considero temerosa a postagem de anônimos. Sobretudo por sermos livres para falarmos o que pensamos.

    Por exemplo...
    No ano em que o Loredano estava no juri, que a premiação em caricatura foi atribuida à caricatura do Mike Tyson, elaborada pelo fenomenal cartunista Fraga (RS), ao meu ver, foram cometidas duas injustiças na categoria caricatura. Com a fenomenal caricatura do Jô Soares, elaborada pelo Paffaro (Vinhedo/SP) e com a não menos fenomenal caricatura do pintor Pablo Picaço, elaborada pelo Rossi (SP). Penso que, o Loredano tenha valorizado a sua linguagem... o que é perfeitamente compreensível. Mas não é o fato de ser uma proposta "tira-linhas" ou "acadêmica" que irá determinar ser ou não uma boa caricatura. Nem sempre a síntese gráfica é uma caricatura, da mesma forma que, bem sempre um trabalho rico em detalhes pode ser desconsiderado.

    Salve o Loradano! Salve o Baptistão e salve o Brasil que é repleto de gente competente nessa área.

    Abraços

  17. Mattias disse...
  18. Desconsidere os erros de divgitação por gentileza... Dentre eles, Picasso. Perdão!

    Risos

  19. Anônimo disse...
  20. Diz o "Aurélio": "Caricatura: desenho que, pelo traço, pela escolha dos detalhes, ACENTUA ou revela certos aspectos caricatos de pessoa ou fato".

    Desenhar o rosto de alguém não é o mesmo que caricaturar!

  21. Mattias disse...
  22. Aurélio Buarque de Holanda nunca traçou caricaturas.. Eu já!
    Pode acreditar em mim... risos
    O Bap faz caricaturas como pouquíssimos.

    Abraço "anônimo"!

  23. Mattias disse...
  24. Esqueça desenho de humor e concentre-se em letras.
    Se o Aurélio te convençe mais que o Baptistão, vai por ele. Tem o Bechara que também é um gramático sensacional. O Houassis também...

  25. Anônimo disse...
  26. Hoje, com as imagens em alta resolução, onde os pixels podem ser manipulados facilmente através de programas como o Photoshop, penso que... http://mattiascartoons.blogspot.com/

    É bom vc continuar manipulando seus pixels pq com o lápis na mão.... hehe

  27. Anônimo disse...
  28. Ainda bem que vc colocou a foto do Anderson ao lado pq se não iria ficar difícil... só com bola de cristal pra advinhar quem vc ! Eu achei que era personagem principal do seriado "Eu ,a patroa e as crianças", hehehe

    Muita coragem colocar no seu blog aquela caricatura ao vivo... é preciso coragem!

  29. Salão de Humor de Piracicaba disse...
  30. Estamos desabilitando a postagem de comentários anônimos. Assim, seremos justos em discussões onde pessoas postam com seus nomes e são rebatidas por pessoas que não querem mostrar sua identidade.

    Moderador do Blog

  31. Mattias disse...
  32. Bacana moderador!

    Anônimos... quem são?
    Risos

    Você tem toda razão. Para uma pessoa que se esconde atras de um anonimato e desqualifica o trabalho do Baptistão, onde há o domínio técnico com o uso do lápis de cor. Até eu mesmo tenho senso crítico e consigo na minha auto-análise, encontrar muitas deficiências nos meus trabalhos. Por isso me aplico a cada nova empreitada.

    Falando nisso, você conseguiu selecionar alguma caricatura esse ano no Salão Internacional de Piracicaba? de repente, pode até ser esta, a causa da tua frustração e da tua máscara de anonimato.

    Se puderes, passa lá no Engenho Central para ver os trabalhos de alguns companheiros e os meus medíocres trabalhos.
    Crise existencial é pior do que qualquer deficiência técnica. Risos

    Abraço

  33. dils santos disse...
  34. yo!! onde um iniciante a cartunista deve comecar!!! mande noticias valew