"Piracicaba, que eu adoro tanto..." - dicas para quem vem para o Salão de Humor

Enviado: sábado, 10 de julho de 2010 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |
Piracicaba é uma cidade linda, aconchegante e cheia de coisas para se fazer. Em grandes eventos, como o Salão Internacional de Humor, fica em polvorosa com a vida de gente de todo o Brasil e exterior.

Se você vem para o Salão de Humor e quer curtir a cidade, preparamos algumas dicas importantes, que com certeza vão te ajudar muito!

A postagem é grande, mas vale a pena!


"... cheia de flores, cheia de encantos..."


A valorização das tradições e costumes em uma comunidade torna-se uma expectativa para o turista. Conhecer, entender e vivenciar representações simbólicas de povos, nações e comunidades são alguns dos maiores atrativos turísticos, pois remete a contemplação do desconhecido, do não vivido.
Convidamos você a visitar nossa cidade contemplada com um dos mais belos rios do estado de São Paulo, abrigando em sua orla aves e pássaros, além de estruturas históricas e culturais admiráveis. O visitante também pode conhecer a vasta gastronomia no nosso centro gastronômico localizado na tradicional e histórica rua do porto, com iguarias como o peixe no tambor, o cuscuz paulista, a cachaça piracicaba e a tradicional pamonha de Piracicaba.

O QUE VISITAR

Na tradicional rua do porto o visitante encontra diversos atrativos culturais e naturais em Piracicaba:

Casa do Povoador
Uma das edificações mais antigas da cidade, foi construída seguindo a tradição paulista, entre o final do século XVIII e início do século XIX. Apesar de não ter sido moradia do capitão Antônio Corrêa Barbosa, o Povoador, ganhou a tradição do nome, pela sua antiguidade. Tombada como Patrimônio Histórico do Estado e do município, abriga um centro cultural onde são realizadas exposições, mostras e oficinas de arte. Fonte: DPH-IPPLAP/2009.
Endereço: Avenida Beira Rio, 800
Contato: 19-34348605/ falar com Otávio
Horário de funcionamento: 8h a 17h. de segunda a domingo.

Salto do Rio Piracicaba
Dando origem ao nome da cidade, o rio Piracicaba é um exuberante atrativo que atravessa o município. Na época das chuvas oferece um espetáculo majestoso e imponente, enriquecido pela piracema que ocorre anualmente entre os meses de outubro e fevereiro. O salto conta a própria história da fundação da cidade. Oferece na imaginação de cada um: contos, lendas, histórias com a queda d’ água que caracteriza aos olhos do observador um ‘Véu da Noiva’.
Fonte: DPH-IPPLAP/2009).
Endereço: Av. Beira Rio, s/n.
Contato: 19-34031270/ Setur – Secretaria de Turismo de Piracicaba

Parque do Mirante
Local privilegiado para observar o rio, o salto, a rua do porto e o centro da cidade. Suas alamedaspermitem passeios, dando oportunidade de entrar em contato com suas árvores nativas e vegetaçãotípica do local. No percurso há um painel confeccionado em mosaico pela artista plástica Clemência Pizzigatti, que faz parte de seu atrativo turístico pela sua beleza e riqueza de detalhes históricos.
Fonte: DHP-IPPLAP/2009.
Endereço: Av. Maurice Allain, s/n.
Contato: 19-34031270/ Setur – Secretaria de Turismo de Piracicaba

Museu da Água
Instalado no local que abrigou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade apartir de 1887, é um dos únicos no mundo que retrata a evolução dos sistemas de tratamento dedistribuição da água. Inaugurado em dezembro de 2000, o museu ocupa uma área de 12 mil m² às margens do Rio Piracicaba, ao lado do Salto. Preserva ainda detalhes arquitetônicos, instalações que datam do período Imperial, túneis originais, hidrômetros e painéis com fotos antigas dos serviços prestados na época. Fonte:DPH- IPPLAP/2009.
Endereço: Av. Beira-Rio, 448
Contato: 19-3432-8063

Engenho Central
Construído a partir de 1881, pelo Barão Estevão Ribeiro de Rezende, e posteriormente vendido para a companhia francesa Societé des Sucrérie Brésilienne, deu início à mecanização na produção do açúcar e à substituição do trabalho escravo pelo assalariado. Foi um dos mais importantes engenhos do país produtores de açúcar e álcool. Desativado em 1974, é reconhecido como patrimônio histórico da cidade, Tombado pelo CODEPAC, passando a partir de então a atuar como importante espaço cultural, artístico e recreativo a partir de 1990. Fonte:DPH- IPPLAP/2009.
Endereço: Av. Maurice Allain, s/n. Acesso também pela Ponte Pênsil na Av. Beira Rio, s/n.
Contato: 19- 3403-2600 – Secretária de Ação Cultural.

Passarela Pênsil
Denominada Tião Carreiro, fica localizada sobre o rio Piracicaba, dando acesso ao Engenho Central pela Avenida Beira Rio - Joaquim Miguel Dutra e proporciona excelente visão do Salto. Inaugurada em 1992, com setenta e sete metros de extensão, é de uso exclusivo para pedestres e caracteriza-se por ser construída em ferro, sustentada por cabos de aço e piso de madeira. Fonte:DPHIPPLAP/2009).
Endereço: Av. Beira Rio, s/n.
Contato: 19- 3403-2600 – Secretária de Ação Cultural

Estação da Paulista
Desde 1896 a Câmara Municipal de Piracicaba mantinha contato com a Companhia Paulista de Estradas de Ferro para trazer o Ramal até a cidade. Em 1902 o presidente da Companhia, Antonio Prado, prometeu a instalação, cujas obras se estenderam durante 20 anos. As obras ficaram paralisadas por doze anos e também durante a 1° Guerra Mundial. Somente em 29 de julho de 1922 chegava o primeiro trem da Paulista na cidade. Fonte:DPH- IPPLAP/2009.
Endereço: Av. Dr. Paulo de Moraes, 1540/Contato: 19-3402-7373

VISITAS GUIADAS

Roteiros opcionais em Piracicaba

Piracicaba e Águas de São Pedro – 02 dias – City tour conhecendo os principais pontos turísticos e culturais da cidade como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Parque do Mirante, Engenho Central, Museu da Água, Rua do Porto (com almoço opcional), Praça da Catedral, etc. Tarde livre. By night pelos principais locais da vida noturna da cidade e jantar com musica ao vivo (opcional). No 2º dia visita à Águas de São Pedro com suas águas medicinais, lojas de artesanato e doces, São Pedro (lojas de enxovais e bordados), almoço na tradicional Cachoeira de Furna (opcional). Retorno para Piracicaba
Informações: Agência receptiva Planeje Turismo
Contato: 19- 33027701/ 19-81937500

Piracicaba e cachoeiras – 02 dias – City tour conhecendo os principais pontos turísticos e culturais da cidade como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Parque do Mirante, Engenho Central, Museu da Água, Rua do Porto (com almoço opcional), Praça da Catedral, etc. Tarde livre. By night pelos principais locais da vida noturna da cidade e jantar com musica ao vivo (opcional). No 2º dia
visita à algumas cachoeiras na Serra de São Pedro, Águas de São Pedro (panorâmico), cachaçaria e almoço tradicional no bairro Santa Olímpia (colônia trentina) opcional. Retorno para Piracicaba.
Informações: Agência receptiva Planeje Turismo
Contato: 19- 33027701/19-81937500


Passeio de balão – 02 dias - City tour conhecendo os principais pontos turísticos e culturais da cidade como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Parque do Mirante, Engenho Central, Museu da Água, Rua do Porto (com almoço opcional), Praça da Catedral, etc. A tarde sobrevôo na cidade de balão (agendamento prévio). No 2º dia visita à Águas de São Pedro com suas águas medicinais, lojas de artesanato e doces, São Pedro (lojas de enxovais e bordados), almoço na tradicional Cachoeira de Furna (opcional). Retorno para Piracicaba.
Informações: Agência receptiva Planeje Turismo
Contato: 19- 3302770/19-81937500

Piracicaba aérea – 02 dias - City tour conhecendo os principais pontos turísticos e culturais da cidade como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Parque do Mirante, Engenho Central, Museu da Água, Rua do Porto (com almoço opcional), Praça da Catedral, etc. A tarde sobrevôo na cidade com aviões do Aeroclube de Piracicaba (agendamento prévio). No 2º dia visitaremos Águas de São Pedro com suas águas medicinais, lojas de artesanato e doces, São Pedro (lojas de enxovais e
bordados), almoço na tradicional Cachoeira de Furna (opcional). Retorno para Piracicaba.
Informações: Agência receptiva Planeje Turismo
Contato: 19- 33027701/19-81937500

Piracicaba com pára-quedas – 02 dias - City tour conhecendo os principais pontos turísticos e culturais da cidade como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Parque do Mirante, Engenho Central, Museu da Água, Rua do Porto (com almoço opcional), Praça da Catedral, etc. Tarde livre. By night pelos principais locais da vida noturna da cidade e jantar com musica ao vivo (opcional). No 2º dia, aula de paraquedismo com salto no final da tarde.
Informações: Agência receptiva Planeje Turismo
Contato: 19- 33027701/19-81937500

Piracicaba e Tanquã – 02 dias - City tour conhecendo os principais pontos turísticos e culturais dacidade como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Parque do Mirante, Engenho Central,Museu da Água, Rua do Porto (com almoço opcional), Praça da Catedral, etc. Tarde livre. By night pelos principais locais da vida noturna da cidade e jantar com musica ao vivo (opcional). No 2º dia iremos até a Represa Tanquã (local onde se unem os rios Piracicaba e Tietê), e após o passeio de barco (agendamento prévio) almoçaremos às suas margens. Retorno para Piracicaba.
Informações: Agência receptiva Planeje Turismo
Contato: 19- 33027701/19-81937500

Pescaria em Piracicaba – 02 dias - City tour conhecendo os principais pontos turísticos e culturais da cidade como a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Parque do Mirante, Engenho Central, Museu da Água, Rua do Porto (com almoço opcional), Praça da Catedral, etc. Tarde livre. By night pelos principais locais da vida noturna da cidade e jantar com musica ao vivo (opcional). No 2º dia
visita à Cachaçaria Piracicabana, pescaria esportiva e almoço no bairro Santa Olímpia (opcional). Retorno para Piracicaba.
Informações: Agência receptiva Planeje Turismo
Contato: 19- 33027701/19-81937500


INFORMAÇÕES E SERVIÇOS TURÍSTICOS

Secretaria de Ação Cultural/Salão de Humor
Contato: 19-34032620 /salaodehumor@piracicaba.sp.gov.br

Secretaria Municipal de Turismo
Contato: 19-34031272/setur@piracicaba.sp.gov.br
Posto de informações turísticas

Agências de Viagens e Turismo

Agência de viagens e eventos Planeje Turismo - (19) 33027701
Agência Monte Alegre Turismo - (19) 3437-4900
Agências Torres Turismo - (19) 3417-2300
Agência Benetton Turismo - (19) 3434-4311
Geográfica Turismo - (19) 3422-0555/ 3402-2010
Transmundi Agência de Turismo - (19) 3433-0216
CVC operadora de turismo - (19)34339066
Yllios Turismo - (19) 34339495
Ponta Verde Turismo - (19)34022667/34022993
STB Stundant - (19)34336345/34339627

ONDE FICAR

Hotel New Life
Telefone: +55 (19) 3301-6800/ www.newlifepiracicaba.com.br

Hotel Nacional
Telefone: +55 (19) 3434-9177/ www.nacional-inn.com.br

Hotel Esplanada
Telefone: +55 (19) 3434-4099/ www.hotelesplanada.com.br

Antonio' s Palace Hotel
Telefone: +55 (19) 3417-6000/ www.antonios.com.br

Princeton Hotel
Telefone: +55 (19) 3422-7975/ www.hotelprinceton.com.br

Royal Park Hotel
Telefone: +55 (19) 3433-6955/ www.royalparkhotel.com.br

Colina Park Hotel
Telefone: +55(19) 3422-1555/ www.colinaparkhotel.com.br

Beira Rio Palace Hotel
Telefone: +55 (19) 3422-157519/ www.beirariopalacehotel.com.br

Bristol Flat
Telefone: +55 (19)-34036400/ www.bristolcenterflat.com

Ibis Piracicaba – Hotel Econômico
Telefone: +55(19) -21055200/ www.accorhotels.com.br


ONDE COMER E BEBER

Centro Gastronômico da Rua do Porto
Rua do Porto : tradicional Peixe
Restaurantes a Beira Rio

Arapuca Restaurante (19)3422-3621

Balalaika Petiscaria (19) 3434-8509

Petisco e Cia. Restaurante (19) 3432-4414

Porto Seguro Restaurante /Petiscaria (19) 3434-7278

Remador Restaurante (19) 3371-7374

Balalaika Restaurante (Rua do Porto) (19) 3434-8559

Canto’s Restaurante e Petiscaria (19) 3432-6067

Chevete (19) 3432-4415

Peixe & Cia (19) 34332097

Dezoito’s Restaurante (19) 3434-6225

Porto da Praia Restaurante e Bar (19) 3434-0987

Tambor Restaurante (19) 3432-9400

Restaurante Roda dos Ventos (19) 3402-1273

Restaurante Navegantes (19) 3421- 1302

Restaurante Dourados (19) 3413- 7474

Restaurante Hermann`s (19) 3374-4111

0 comentários: