O Salão de Humor de Piracicaba para Turcios

Enviado: sábado, 26 de junho de 2010 | Postado por Salão de Humor de Piracicaba |

Nascido na Colômbia, Omar Figueiroa Turcios domina a caricatura, ilustração e o humor. Sua primeira caricatura apareceu no jornal “El Heraldo” e, desde então, seus trabalhos foram divulgados no jornal Diário del Caribe, El Nuevo Siglo, El Espectador, El Tiempo, revistas Acento, Cambio 16, Cromos e Wall Tres, todos eles na Colômbia. Na Espanha, trabalhou no El Mundo, La Razón, Diario de Alcalá, El Economistra e na revista Media Punta.

Atualmente publica no jornal El Tiempo, de Bogotá, e no Diario de Alcalá, El Economista e La Razón, na Espanha.

Em 1990 obteve o seu primeiro prêmio, e hoje acumula mais de 40 prêmios internacionais, em países diversos como Colômbia, Itália, Turquia, Brasil, República Tcheca, Cuba, Irã, Portugal e Espanha. É Professor Honorário do Humor, pela Universidade de Alcalá, Espanha.
Em breve publicará o livro “En un Lugar de la Mancha”, em razão da exposição de mesmo nome, produzida pela Fundação Geral da Universidade de Alcalá, Espanha. Suas obras estão expostas de forma individual e coletiva espalhados pela Colômbia, México, Cuba, Espanha, entre outros países.

Já foi premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, e fará parte do corpo de jurados da 37ª edição do mesmo.


O Salão de Humor para Turcios

"Desde que comecei a enviar meus desenhos para concursos, sempre tive o prazer de enviar ao Salão de Humor de Piracicaba, mas nunca ganhava nada. Parecia muito difícil vencer a qualidade dos concorrentes.
Tenho amigos da Colômbia que sempre ganharam prêmios e menções em Piracicaba. Seria muito importante para meu currículo ter um prêmio desta competição de prestígio, até que eu ganhei o primeiro lugar no 33º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com uma caricatura de Luiz Inácio Lula da Silva, no ano 2006.
Em 2009 ganhei o Prêmio Especial Câmara Municipal de Piracicaba, com uma caricatura de Barack Obama.
Cada ano eu continuo a desenhar e apresentar meus desenhos e cartuns de humor no Salão de Piracicaba e é uma honra ser convidado para ser jurado e mostrar a minha arte novamente."


Ps.: Turcios participará do 37° Salão Internacional de Humor de Piracicaba com a exposição “CaricaTurcios”, de 28 de agosto a 17 de outubro na Galeria do CEDHU

2 comentários:

  1. Mattias disse...
  2. Sensacional! Salve a simpatia, o humor e os bons traços.

  3. Juliana e Junior Kadeshi disse...
  4. Este blog está demais!
    Muito bom ter mais informações sobre o Salão.
    Parabéns a todos!